Home

Diagramação livre e desimpedida

Meu objetivo não é criar novos formas ou estilos de diagramar e sim dar a possibilidade para qualquer pessoa diagramar um texto. Mostrar que no mundo livre existe varias possibilidades de uso nas mais variadas áreas de TI, por exemplo a diagramação.
Neste artigo vamos falar um pouco de scribus, não vou ensinar muita coisa apensa falar alguns caminhos bons a serem seguidos, no próximo artigo vou ensinar alguns macetes, para quem deseja montar algum impresso ou digital com o scribus ou até mesmo trocar os programadas proprietários pelos livres.

Este artigo foi desenvolvido na versão 1.3.3.11 do scribus talvez se você estiver usando uma versão mais antiga pode haver alguma diferença, nada muito estranho só prestar um pouquinho de atenção, mais vamos parar de bla bla e por a mão na massa.

Pra quem não conhece o scribus ele é um software de uso livre e de código aberto é usando para fazer diagramações de cartões de visita, revistas entre outras coisas, de acordo com a sua imaginação falo isso porque vi pessoas fazerem layout de site com ele o que acho meio loucura mais tudo bem.

Caso de uso, conheci varias revista que usam o scribus para diagramar suas publicações, dentre elas a Linux Magazine que estava tentando migrar para o scribus, já que fala de software livre é bom usar ne?! Usávamos na diagramação de uma revista que lançamos chamada PZPZine que abordava Python, Zope e Plone não necessariamente nesta ordem.

Execute o scribus, note que ao ser executa ele abre uma janela para novo documento.

Veja nesta janela;

  • No lado esquerdo existe Layout do documento, organização da pagina a cara da sua publicação
  • Tamanho da pagina, tamanho da folha e orientação; se é retrato ou paisagem
  • Guias das margens, esse já um pouquinho complicado, facilitar a sua diagramação e cria algumas linhas na folha de cor azul, para você não ultrapassar o final da maquina

 

  • Opções, a mais fácil de entender, número de pagina (caso você queira aumentar depois o número de páginas ou diminuir no meio de sua diagramação não se desespere você pode fazer sem problemas) e a unidade de medida padrão para esse documento que estamos criando.

 

  • Quadro de texto, esse é bem legal mais é meio complicado de explicar e entender. Exemplo; Cada pagina da Linux Magazine é dividida em vários colunas certo? Você cria as colunas depois de criar o documento é só preencher a primeira coluna e o que não couber vai automaticamente para a segunda, isso é maravilhoso da ate para fazer essas ligações de uma pagina para outra.

 
Bom por enquanto é só.

Alguns links recomendados para vocês darem uma boa conhecida no software
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus
http://www.scribus.net
 
ate a próxima um grande abraço
Thiago M. Figueiredo